Papo de Sambista com Ito Melodia

13/12/2014 23:57

Hoje é dia de Papo com Sambista ...

Daí surge a duvida:

“Pra ser sambista precisa ter DNA de Sambista?”

Acreditamos que a Resposta é NÃO !

Teremos sempre os novos Sambistas, pois a nossa cultura é popular e sempre será contagiante, uma criança mesmo que no ventre quando ouve o soar de um tamborim irá sempre se remexer e apaixonar.

O que precisamos é que quem tem a obrigação de manter essa Cultura Popular são os que já tem o DNA ... e para isso iremos fazer a nossa parte e hoje iremos trazer um artista que tem DNA, Coração e Mente e Sambista.

Segura a Marimba ! É hoje o Dia com Ito Melodia e sua história !

 

 

DNA de sambista

 

Ito Melodia traz consigo o DNA do samba e não tem como negar. Filho de uma das lendas do carnaval carioca, o grande Aroldo Melodia, intérprete e compositor que marcou época nos carnavais de outrora. Ito é daqueles intérpretes que empolga o público quando canta. Tem uma presença de palco ímpar, e a voz muito parecida com a do pai. Manteve vivo um dos gritos de guerra mais conhecidos do carnaval carioca, o magistral “Segura Marimba”. Premiado por dois anos consecutivos, 2010 e 2011 com o Estandarte de Ouro do Jornal O GLOBO, Ito coleciona prêmios e elogios por onde passa.

Muitos não sabem que Ito Melodia tem suas raízes no pagode, antes dele se tornar esse intérprete de samba enredo arrebatador, Melodia foi vocalista e percussionista do grupo de pagode “Brasil Brasileiro”.

O herdeiro de seu Aroldo está com um novo trabalho na praça, é o Cd “O Samba em Minha Vida”, com produção e arranjos musicais do mestre Mauro Diniz.

O Cd traz 13 músicas de vários compositores consagrados como Didi, Noca da Portela, Candeia, Aroldo Melodia, Leôncio da Silva, Mauro Diniz, Paulo César Pinheiro, Mauro Duarte, Djalma Falcão, Moisés Santiago, Carlos Caetano, Márcio André, Toninho Gerais e Franco. Dentre as 13 belas canções do Cd, a música de número 2, intitulada “Prisioneiro do Amor”, dos compositores Djalma Falcão e Mingau, é a música que Ito está usando para divulgar seu trabalho.

Segundo o próprio Ito Melodia, a música traduz ao “pé da letra” o que aconteceu com ele após conhecer Maria do Carmo, sua esposa e mãe de sua filha Maria Alice.

Ito Melodia atualmente tem contrato com a casa de show Rio Scenarium, e é considerado pela crítica especializada um dos melhores shows de samba e música popular brasileira do momento.

Sua banda é composta por músicos profissionais, premiados e que se destacam nos eventos de samba mundo a fora.

Vamos saber um pouco mais dessa “Marimba”:

Foco in Samba pergunta a Ito ...

Grande Melodia, gostaríamos de saber como é a vida musical do Ito Melodia fora da GRES União da Ilha do Governador? Já soubemos que você lançou um CD maravilhoso. Fale um pouco sobre este trabalho?

- A música é minha vida. Todo dia eu ouço música, em sua maioria, samba e pagode. Vivo cantarolando, enfim, estou sempre acompanhado da música.  Lancei um CD que mescla samba, bossa nova e partido alto. O nome do CD é “O Samba em minha vida”, e teve produção de Mauro Diniz, e tem músicas de grandes compositores como: Candeia, Djalma Falcão, Franco, Mauro Diniz, Aroldo Melodia, entre outros. Caso o público queira ouvir basta acessar o meu site www.itomelodia.com que lá tem tudo.

Não tem como não olhar para você e não lembrar o seu pai o grande Haroldo Melodia. Em que ano que vocês puxaram juntos um samba na Ilha? Vc consegue descrever a sua emoção de cantar ao lado do seu pai?

- Meu pai para mim é grande responsável por tudo, ele foi o meu professor, o cara que me inspira até hoje. E é por isso que eu adotei o “Segura Marimba”, na realidade é mais uma herança do que uma adoção, este grito era dele, e eu sempre, em qualquer lugar que esteja cantando, eu chamo o “Segura a Marimba”, que é uma forma de eu estar evocando a presença dele naquele momento. Eu tive a honra de cantar com meu pai pela primeira vez em 1992 no enredo “Sou Mais Minha Ilha”, e a emoção foi indescritível! Era uma sensação de estar sendo visto pelo mundo, e ao lado daquele que era considerado um dos maiores nomes da Avenida Marquês de Sapucaí, Parece que foi ontem cara, mas já se vão 22 anos.

Sabemos que hoje o carnaval é uma indústria. Você já cantou em outras escolas, existe alguma possibilidade de você sair a União da Ilha? Você pensa em seguir os passos do Jamelão e do Neguinho e ficar eternamente cantando na União da Ilha? Sinceramente, qual a diferença entre cantar em uma escola que não é a sua de coração e cantar na União da Ilha?

- É verdade, o carnaval cresceu muito e hoje as escolas são verdadeiras empresas. Mas eu pretendo ficar na União da Ilha enquanto eu cantar samba enredo. Já cantei em outras escolas aqui no Rio de Janeiro, e em todas dei o meu melhor, mas não tem jeito, cantar pela União da Ilha é uma emoção diferente, é a minha escola, é aonde eu cresci, é aonde eu vi meu pai ter os melhores momentos da vida dele como intérprete de samba, enfim, se Deus permitir, fico na Ilha enquanto eu estiver cantando samba enredo.

A Ilha tem um dos sambas exaltação mais bonitos do carnaval e foi composto pelo seu pai (Haroldo Melodia) “Azul, vermelho e branco”.

Você pode completar este verso com uma letra diferente?

“Se um dia eu deixar de desfilar pela União da Ilha vou........”

- Pois é “bicho”, se um dia eu deixar de desfilar pela União da Ilha, certamente vou chorar, porque a Ilha é a extensão da minha casa. Mas já que você quer uma frase diferente, eu diria que:

“Se um dia eu deixar de desfilar pela União da Ilha vou ... torcer imensamente por ela, porque a Ilha é a escola do meu coração!”

Deixe umas palavras para seus fãs e muito obrigado pelo carinho em que me recebeu ... Sucesso em toda a sua carreira e agora você já tem as chaves da Coluna e não precisa de convite para vir, apareça mais vezes !

- Aos meus fãs eu agradeço todo carinho que tenho recebido ao longo desses quase 30 anos de carnaval, e shows de samba e MPB. Agradeço mesmo, do fundo do coração; porque o artista só é bem sucedido se tiver talento, sorte, e, sobretudo, fãs que aplaudam seu trabalho. E digo com toda certeza, os fãs do Ito Melodia, aplaudem forte. Por isso, que Deus ilumine a vida de cada um de vocês, meus fãs. Muito Obrigado !

É meus amigos ... Papo com Sambista teve o orgulho de receber o Grande Ito Melodia e esse realmente tem o DNA de Sambista e contanto um pouco de nossa história, cantando e encantando será sempre um exemplo para os novos Sambistas ou você acha que nossos pequenos não sonham em ter na estante simplesmente dois Estandartes de Ouro???

Papo com Sambista é no site Foco in Samba ... Sua Visão Cultural do Samba !

 

por Foguinho de Vaz Lobo

 

Foto: Luiz Eduardo (Fotografo oficial Foco in Samba)