Foco in Samba Cultura

11/12/2014 04:13

Alô Bateriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ...

Está chegando o Samba Cultura no Foco in Samba !

Eu sou Foguinho de Vaz Lobo, um apaixonado pelo Samba e pelo Carnaval e pretendo trazer tudo de bom que acontece no fantástico MUNDÃO DO SAMBA. Proprietário da empresa Foguinho de Vaz Lobo Produção e Eventos e Ex-Diretor de Eventos do G.R.E.S. Império Serrano vou elaborar a Coluna com tudo o que venho aprendendo no  dia-a-dia do Samba, contarei as histórias do Samba, do convívio com os artistas e com os amigos.

Então? Vamos pro Samba?

Seja um sambista você também e aqui na Samba Cultura teremos muita informação, cultura e claro ... muito samba !

Traremos a história de cada sambista, sempre com uma visão futurista, respeitando a tradição e mostrando o lado profissional de todos, sem fofoca, sem blá blá blá ... aqui é lugar de Samba e o Sambista vai mostrar o seu valor.

O lema da Samba Cultura é o cantado, por sinal muito bem cantado, pelo nosso Querido Grupo Fundo de Quintal  ...

( ... ) Ser sambista é ver com olhos do coração
Ser sambista é crer que existe uma solução
É a certeza de ter escolhido o que convém
É se engrandecer e sem menosprezar ninguém

Aconselho a você que seja sambista também ( ... )

O samba é um gênero musical, do qual deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, ser Sambista é dar continuidade Cultural a uma história rica de valores. Precisamos estar sempre estudando e promovendo o Samba, enquanto existir um sambista infantil o samba será imortal.

Na Casa do Sambista estaremos mostrando os valores profissionais de todos aqueles “bambas” que fazem o nosso som e todo o nosso intuito é e sempre será de atrair novos Sambistas, fazer o jovem apreciar as histórias e criar ídolos na música dentro do nosso gênero musical. Na Samba Cultura o Samba nunca vai morrer !

Ser Sambista ou ser artista? Tem diferença?

Sem blá blá blá ... artista é aquele que faz arte? Então o Sambista é o Artista. A arte de fazer de uma cultura milenar perpetuar como música popular é a maior das artes. O Sambista foi discriminado ou é discriminado ainda nos dias de hoje, então vamos juntos mostrar a arte do sambista, sem desmerecer a ninguém, respeitando quem pode chegar e pedindo respeito a quem quer chegar.

A vida não é só sambar, mas sambar é viver e quem samba vive mais feliz. O samba mostra a nossa raiz, sem precisar empinar o nariz, sem pisar naquele que não sabe o que diz. Vamos Viver Sambando e Sambar Vivendo !

Samba? Samba de quadra? Samba de terreiro? Samba de Enredo? Pagode? Samba rock? Samba Rap? De onde vem? É tudo Samba? Então ...

Quer saber mais? Nós também queremos e vamos em busca das respostas ... quem vai responder? Lógico ... O Sambista ... só o Sambista pode responder. Iremos juntos buscar a resposta de cada ícone do Samba, vamos saber o pensar de cada um deles, suas histórias, suas origens e pra onde querem ir no futuro.

Incluiremos muita cultura e informação na Coluna, iremos debater temas entre os leitores que serão o combustível da Coluna, vamos criar um veículo de comunicação para que o leitor possa fazer sua pergunta, interagir e o mais importante ... consumir cultura.

E como o Samba não é só escrita, cultura e informação, iremos também, é claro, botar o Sambista pra sambar, trazendo muitas Dicas de tudo o que acontece no Mundo do Samba. As melhores Rodas de Samba estarão aqui, com promoções, sorteios e muito mais ...

Hoje na estreia da Coluna farei uma breve apresentação da minha vida no Samba até chegar na Casa do Sambista para que o leitor conheça um pouco de cada um morador da Casa e com isso, eu não poderia ficar de fora ...

A trajetória de um fã !

Quando garoto, aos 5 anos conheci uma quadra de escola de samba, não sabia bem o que era, ia com prazer mesmo porque tinha muita criança e podia brincar e jogar bola. Ali era 1981, Botequim do Império nos braços de minha mãe.

Pouco posso dizer dessa passagem, pois como já é de conhecimento de todos uma criança de 5 anos não tem vontades próprias, mas aí veio 1982, veio desfile, veio passar uma noite inteira acordado para ver o tão sonhado, por muitos, carnaval. Império Serrano já de manhã cedo, lembro-me da minha irmã no colo, arquibancada de madeira, lembro-me da escola de branco (em sua maioria).

Título ... Campeão ... não conhecia o conceito disso, mas estar naquela quadra, vendo todos comemorando, bebendo, se divertindo, se abraçando ... aprendi que ganhar é importante, aprendi que ganhar faz bem.

Daí veio a distancia ... fomos morar em Niterói e cadê o samba, cadê o Império??? E foi assim até os meus 12 anos, quando em 1988 decidi ir morar com meu Pai, filhos de pais separados é assim, temos a vantagem de termos duas casas RS

Com meu retorno a Vaz Lobo, de onde carrego o apelido, reencontrei o Império, reencontrei o samba. Muita influência de meu avô Heitor Soares, fundador da escola, porém não assinante do livro, pois militar não poderia jamais se envolver nisso, só escondido RS ... meu saudoso primo Evandro (Leco) era o encarregado de me levar pro samba e era também a minha enciclopédia viva da história da nossa Escola.

Lembro que na adolescência meu sonho era ser patrocinador da escola, pagar tudo, ter fama, ser influente, quem sabe presidente. Mas meu avô sempre dizia: “não misture sonhos com amores” e nunca entendia muito bem isso, na verdade ainda não encontrei a definição, perdi meu avô, perdi meu sonho, mas tenho o meu amor vivo pelo Império.

Depois fui amadurecendo, estudando, me profissionalizando e em 1993 quando comecei a trabalhar com eventos com meu outro primo Marcelo Tocão veio o falecimento do meu Avô e daí tudo parecia perder o sentido, meu pai já não se fazia presente na quadra e em casa pouco se falava de Império e samba.

Comecei a apenas frequentar a quadra na intenção de me divertir e observar como funcionava tudo, parecia que queria participar e não tinha como, pois um garoto não teria abertura para estar ali, sem experiência, sem conhecimento.

Mas aí a vida sempre nos surpreende, ainda garoto conheci um senhor amigo de meu pai e avô, senhor Ita, pai do atual Presidente e na época Mestre Átila, virou muito meu amigo, sempre parava no largo de Vaz Lobo para jogar carta com ele e seus amigos e conversava muito sobre o Império, saudoso Itamar ! Dele ganhei a primeira camisa da bateria do império serrano logo após o nascimento do meu filho Arthur, hoje mais um apaixonado pelo Império, na verdade a camisa era do garoto, mais como era grande o pai usa, né? RS

Assim seguia minha história com o Império, meio torcedor, meio frequentador, mas distante, sem envolvimento. Até que surge um convite do Presidente para eu participar de uma reunião para poder passar a minha experiência em eventos a atual Diretoria de Eventos da Escola, olha que viagem ... aquele garoto sonhador passando a sua experiência ! ! !

Lógico que vi uma oportunidade única em poder fazer pela minha escola e poder também divulgar a minha empresa Foguinho de Vaz Lobo Produções e Eventos. Aceitei imediatamente, sem nem imaginar o que seria e o que aconteceria.

Em uma semana logo após um dos mais tradicionais eventos da escola, a Feijoada Imperial, teve a reunião geral pós eventos e eu estava lá, com pessoas de muita importância e influência, como os Diretores Wagner Guerra, Jener Tonasso, André Gonçalves (Andrezinho show) e sem falar no melhor assessor de imprensa do carnaval, Enildo Viola da Rede Globo. Era só fera para me ouvir, me senti intimidado, mas era pela minha escola !

Após a reunião recebi o convite para fazer parte da equipe de eventos e fazer toda a produção de palco dos eventos, preciso dizer mais? Sonho de Garoto realizado !

Assim começa minha nova história com o Império Serrano !

Hoje sou o atual Diretor e Produtor de Eventos da Escola, cuido de toda a mídia em redes sociais da escola (Rei do Facebook), faço vezes de assessor de imprensa, relações públicas e tudo mais que for preciso para o bem da nossa escola.

Hoje, junto com o Diretor da Ala de passistas Gabriel Castro, sou criador do segundo evento mais importante da Escola, o Cozido das Passistas e estou trabalhando para poder dar tranquilidade ao Presidente para que ele possa fazer o melhor do carnaval e nos traga o titulo junto com nossa comissão de carnaval.

Aos poucos vou escrevendo o meu nome na história de uma das maiores escolas de samba do mundo e isso é um sonho, uma realização. Poder hoje ser reconhecido onde vou, ser parabenizado pela velha guarda, o que dizer disso? Só uma paixão podia fazer isso. Será que meu avô estava certo?

Hoje carrego meu sonho ao lado de pessoas que tem muita história e competência, ícones do carnaval, poder dizer que trabalho com Luciano Vargem, Pedro Aridio, Edu Gonçalves, Clóvis Pê, Lucas Donato, Cosme Márcio entre tantos outros.

Fazer amigos como essas personalidades do samba, como Aluisio Machado, Jorginho Do Império, Arlindo Cruz, Xande De Pilares, Marquinhos Sensação, Ito Melodia, entre outros tantos que eu ficaria um ano inteiro aqui escrevendo só me traz sabedoria e me ensina a cada vez mais a ter humildade e simplicidade para dar continuidade a esse trabalho fantástico que é trabalhar no mundo do samba. Através desse convite para escrever a Coluna Samba Cultura no FOCO IN SAMBA, vejo o quanto é importante ter amigos e ser sambista, espero fazer o melhor e ajudar o WebSite a caminhar em passos firmes e largos.

Obrigado a todos que passaram, que estão e que vão vir e que sempre me ensinaram tudo nessa vida, quem tem amigo tem tudo.

Obrigado Presidente Átila por confiar no meu trabalho e me colocar definitivamente no mundo do Samba !

 
 

Por Foguinho de Vaz Lobo