Bateria diferente, olha o toque do agogô ...

27/12/2014 17:48

No toque do Agogô ...

 

Foto: Agogô 4 bocas Contemporânea 
 
 

Ritmo contagiante é o samba, não há quem fique quieto ouvindo o som de uma bateria de escola de samba. Sim, no meio de tanta batucada há um instrumento de som bem definido e cadenciado nas notas ré, sol, si.

Como a base do samba é a áfrica, com o jongo, candomblé e demais ritmos originários daquele continente, o agogô é um instrumento musical que foi desenvolvido na África e possivelmente veio parar no Brasil pelo transporte de navios negreiros que trouxeram as tribos Bantu da África Ocidental.

Hoje ele é usado até mesmo nas Baterias Universitárias Americanas, utilizando-se desse som, cheio de possibilidades criativas, no Funk e Rock.  Assim como também é muito utilizado na Capoeira, porém de dois sinos, onde segue o ritmo do atabaque e do pandeiro.

Os agogôs brasileiros são confeccionados de uma forma diferente do instrumento africano, mania de brasileiro de melhorar tudo. São normalmente ligados entre si por uma peça em forma de U de metal longa, com os sinos separados. Normalmente os dois sinos, ou até três sinos, são tocados com uma vara de madeira.

O agogô foi introduzido ao Carnaval carioca pela bateria Sinfônica do Samba, Bateria do G.R.E.S. Império Serrano, a verde e branco de Madureira, hoje usado em quase que em todas as Baterias, mas podemos observar que diferente do que havíamos falado até agora, o agogô do Império Serrano tem um toque diferente, o instrumento tem quatro sinos, com toque em nota mais alta, mais leve, enquanto as outras versões tem um tom mais baixo e é mais ressonante.

Hoje você pode ouvir o som do agogô no Samba, na música Yoruba da Nigéria e em uma variedade de outros tipos de músicas latina americana ou afro caribenha, você também pode ouvir este instrumento sendo tocado por vários músicos modernos.

Edgar do Agogô é um dos pioneiros na fabricação própria e famoso por ser uma dos fornecedores do instrumento, entre outras escolas, para o Império Serrano. Em São Paulo temos também o Bernardino, famoso por seus instrumentos na maioria das agremiações de seu Estado.

O Agogô é a marca registrada da Sinfônica do Samba e a agremiação faz menção ao instrumento em suas principais obras para os Carnavais Cariocas, dentre elas podemos citar: Ser Diferente É Normal. O Império Serrano Faz A Diferença No Carnaval (carnaval 2007) e Poema aos peregrinos da fé (carnaval 2015) entre tantos outros.

Abaixo deixamos alguns links para você sentir o “toque do agogô”:

 

www.youtube.com/watch?v=YkomGXV5HxA

www.youtube.com/watch?v=Umb3ZafXu1U

www.youtube.com/watch?v=efqAZE88wjM

www.youtube.com/watch?v=SvvopzKic-Q

Por Foguinho de Vaz Lobo 

www.facebook.com/FoguinhodeVazLobo